Projeto Marchas MTBA 2012



As marchas populares remontam ao século passado, tal como hoje são conhecidas, e são uma das tradições populares mais antigas, embora as de Lisboa e Setúbal sejam das mais conhecidas, estendem-se a vários concelhos e localidades, e tem início um pouco por todo o pais, na noite de 12 de Junho. Com o objetivo principal de assinalar esta tradição que une a dança e a música popular, várias localidades através de entidades recreativas locais tem vindo a organizar eventos desta natureza, assinalando assim o mês de Junho, mês dos santos populares com esta festa tao popular e tradicional. 

Sendo uma festa e tradição portuguesa, são hoje um símbolo de festejos populares quer urbano quer rural. Conscientes disto, e pela dinâmica e atividade que o MTBA – Grupo Recreativo e Desportivo do Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros, tem vindo nos últimos anos a desenvolver e incrementar particularmente através do Rancho e da organização anual da Festa de Carnaval, é apoiada a realização da 1ª Edição das Marchas Populares MTBA neste ano de 2012.

Para além da festa popular, pretende-se estimular a participação ativa e pró-ativa da população local contribuindo para um maior interesse e relação da população na atividade do grupo e contribuindo para o desenvolvimento cultural, neste caso da cultura tradicional, da população.

Comissão Organizadora

·        Amélia Lageiro
·        Anabela Viana
·        Elsa Cavalheiro
·        Helena Catarino
·        Helena Leitão
·        Isilda Alves 
     João Paulo
·        Sónia Nunes